A Hyundai acaba de anunciar no Brasil a realização de um recall envolvendo os modelos HB20 e HB20S. Conforme explica a marca, 6.737 unidades devem voltar às concessionárias para reparar problemas de ressecamento identificados na válvula de controle de vácuo do servo freio, localizada junto ao conversor catalítico e, portanto, exposta à altas temperaturas. Dependendo do caso, o motorista poderá notar barulhos na região do motor (semelhante a um assovio), oscilação da marcha lenta e endurecimento do pedal de freio.
Nestas situações, a marca alerta que o motorista terá de aplicar uma força maior ao pedal, com consequente aumento do tempo e da distância de frenagem. Há risco de acidentes, com danos físicos para o motorista, passageiros e terceiros. É importante lembrar que, se o motorista identificar qualquer uma das alterações mencionadas, deverá interromper o uso do veículo e procurar a concessionária mais próxima. Na loja, será realizada inspeção da referida válvula ressecada e, se necessário, um isolador térmico será aplicado sobre a peça. Em casos de danos mais graves, o componente será substituído.
O reparo dura em média 30 minutos para ser concluído e começa a ser realizado a partir desta quinta-feira (29). Informações adicionais estão disponível pelo telefone 0800-770-3355 ou pelo site www.hyundai.com.br/serviços/recalls. A unidades envolvidas, todas equipadas com motor 1.0 Turbo e câmbio manual de 6 marchas, foram produzidas entre 28 e janeiro de 2016 e 5 de fevereiro de 2018.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
História: Os 40 anos do Opel Kadett E na Europa
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança